Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Descaso que mata

Andrea MatarazzoNa semana passada, a CET divulgou as vias de São Paulo que tiveram mais acidentes com mortes em 2014. A relação não traz surpresas: as Marginais Tietê e Pinheiros lideram, seguidas pelas estradas de Itapecerica e do M’Boi Mirim. Só na Marginal Tietê, 40 pessoas morreram em 39 acidentes no ano passado. Um triste recorde.


A lista das ruas mais mortais da cidade é exatamente a mesma do ano retrasado, o que evidencia a falta de planejamento e o descaso com o trânsito pela atual gestão municipal. Todos sabem onde os acidentes acontecem, mas nada é feito para evitá-los.


Na gestão de Fernando Haddad, não houve nenhuma iniciativa da Prefeitura para melhorar o trânsito nas marginais. Não há uma única obra. Além disso, o asfalto está esburacado, a sinalização é falha, a velocidade máxima permitida é modificada constantemente e o mato cresce nos canteiros, dificultando a visão dos motoristas. Parece que as autoridades só pensam em trânsito para multar e arrecadar mais dinheiro.


Nas estradas de Itapecerica e do M’Boi, duas das vias mais movimentadas da zona sul, a situação é agravada pela quase inexistência de sinais para pedestres e pelo mal estado de conservação das faixas de travessia, o que provoca dezenas de atropelamentos, muitos deles fatais.


Se a situação já é difícil para pedestres e motoristas comuns, imagine para os taxistas! A atual gestão nada fez para beneficiar esses profissionais. Pelo contrário. Táxis não podem circular pelas faixas e corredores de ônibus em horário de pico, vazios nem com passageiros, o que é um erro estratégico. Se os táxis circulassem com velocidade maior, atrairiam mais passageiros, que deixariam os carros em casa, reduzindo os congestionamentos. Além disso, há as ciclofaixas, que tiram espaço dos táxis e aumentam o trânsito. Os ciclistas devem ser protegidos e tratados com respeito, mas os taxistas também precisam ser lembrados.


A cidade precisa de um prefeito que trabalhe para melhorar a vida da cidade e que discuta soluções para seus problemas com toda a sociedade, o que não é feito atualmente. Os taxistas conhecem como ninguém cada rua de São Paulo e têm muitas sugestões a dar para que o trânsito ande melhor. As autoridades municipais precisam ouvi-los.


Andrea Matarazzo
Vereador e líder do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 32 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital