Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Sistema de gerenciamento de frotas de táxi

Devido à demanda de várias prefeituras do Brasil para obtenção de informações precisas do taxímetro com intuito de melhorar o gerenciamento da frota de táxis, a FIP - fabricante nacional de taxímetros - com sede em São Paulo, inova mais uma vez. Sempre atenta ao mercado, a FIP desenvolveu um sistema de gerenciamento de frotas on line através de uma comunicação GPS/GPRS, que pode ser perfeitamente integrado aos seus produtos e ao de outros fabricantes nacionais também. Este sistema já está pronto e em funcionamento em projetos piloto em algumas cidades do Brasil.


Jefferson, diretor comercial da FIP, explicou o funcionamento do sistema:


Os modelos dos taxímetros FIP que podem ser integrados a este sistema são modelo FIP/AT e o modelo FIP/AT EVOLUTION ambos com possibilidade de integração com o sistema de gerenciamento de frota via GPS/GPRS. Qualquer taxímetro que seja homologado a partir da portaria 201/2002 pode ser integrado com sistema de gerenciamento de frota FIP via GPS e GPRS.


Este sistema foi desenvolvido para auxiliar as Prefeituras ou os órgãos de fiscalização de trânsito, no intuito de disponibilizar através de relatórios em tempo real informações obtidas pelo taxímetro, como tempo livre, tempo ocupado, km livre, km ocupado, número de corridas realizadas e até identificação do condutor através de biometria (Portaria INMETRO nº 050 de 2013).


Como complemento deste sistema, a FIP desenvolveu também um luminoso, que integrado ao taxímetro, dispõe de indicação externa através de LEDS de alta potência, que indicam para o usuário se o taxímetro está na posição livre, ocupado ou se está atendendo a uma chamada. O tamanho deste luminoso é determinado por uma resolução do Denatran (resolução nº 393/68), que contém as especificações de tamanho do luminoso e tamanho de letra. Os LEDS utilizados neste produto são de alta intensidade e podem ser vistos tanto de dia quanto a noite.


A tecnologia também avançou nos luminosos. Com o sistema de gerenciamento de frotas desenvolvido pela FIP, a integração do taxímetro e do luminoso possibilita a identificação do táxi, seus motoristas e a situação legal do veículo. No futuro, com este sistema implantado poderá auxiliar a fiscalização no combate à pirataria.


Caso passe por uma fiscalização, o táxi com este sistema poderá ser verificado através de um dispositivo móvel. Poderão ser coletadas informações do veículo sem a necessidade de pará-lo, bastando que o fiscal aponte este dispositivo móvel, do tamanho de sua própria mão, aperte um botão e receba um sinal dizendo se o táxi é legal ou não. Ele pisca e indica se o táxi é cadastrado ou não na prefeitura. A grande vantagem é que se consegue fazer a verificação sem a necessidade de parar o veículo.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 26 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital