Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

São Paulo irá ganhar mais 125 semáforos sonoros

Semáforos SonorosA Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) anunciou em 15 de maio a instalação de 125 semáforos sonoros na cidade de São Paulo. O projeto pretende auxiliar na inclusão das pessoas com deficiência visual, contribuindo para a mobilidade desses cidadãos.


Os semáforos sonoros serão implantados em duas fases, este ano e em 2016. Os lugares que receberão os novos equipamentos ainda não foram definidos pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que fará uma análise pública por meio de votação online para a escolha dos locais mais votados.


Hoje a cidade de São Paulo possui 6.204 semáforos, mas apenas 14 desses equipamentos são sonoros. Eles estão instalados em cinco cruzamentos - quatro na Rua Conselheiro Brotero, seis na Rua Líbero Badaró com o Viaduto do Chá e quatro nos acessos ao Aeroporto de Congonhas.


Mobilidade para a pessoa com deficiência visual em São Paulo


Segundo dados de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem em São Paulo 2,7 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência - visual, auditiva, motora e mental. Deste total, cerca de 2,2 milhões de pessoas possuem deficiência visual; se considerarmos apenas as situações mais severas, em que a pessoa não enxerga ou tem grande dificuldade de enxergar, há na capital paulista 340 mil indivíduos.


Valéria Bromowicz Rodrigues, professora de orientação e mobilidade da Fundação Dorina Nowill, afirma que a Avenida Paulista é uma referência em termos de locomoção para as pessoas com deficiência visual, com os pisos direcionais e de alerta bem instalados. Porém, nos bairros a situação é diferente. “Uma calçada livre de interferências é o que a cidade precisa oferecer, não só às pessoas com deficiência visual, mas a todos os cidadãos. Uma caçamba de lixo, buracos, degraus, um carro ou uma moto estacionados na calçada se tornam obstáculos perigosos para quem não conta com a visão”, afirmou.


Em busca de independência e autonomia as pessoas com deficiência visual realizam treinamentos na Fundação Dorina Nowill, para uma locomoção segura pela cidade. Valéria afirma que o tempo para essa instrução, que conta com uma equipe multidisciplinar, varia de pessoa a pessoa, mas as capacita a ter confiança e utilizar a bengala no dia a dia.


“Os semáforos sonoros são uma ótima iniciativa, mas como eles não existem em toda a cidade as pessoas com deficiência visual ainda precisam de auxílio para atravessar as ruas. Uma dica é oferecer ajuda, e perguntar qual é a melhor forma de fazer isso”, lembra Valéria.


Para contribuir com a mobilidade das pessoas com deficiência visual a SMPED também anunciou a implantação das Rotas de Acessibilidade, que são pisos táteis direcionais. Essa ação já está em andamento, e deverá ser finalizada ainda no segundo semestre deste ano em vias de grande circulação, como a Consolação, região do Parque do Ibirapuera e Itaquera/ Parque do Carmo.


Além disso, a SPTrans está estudando a instalação de avisos sonoros dentro dos ônibus, para facilitar o deslocamento das pessoas com deficiência visual no transporte coletivo. Ao mesmo tempo, a reforma de 1 milhão de metros quadrados de calçadas (leia mais abaixo) irá contribuir para os deslocamentos pela cidade com mais segurança.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 15 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital