Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Sem planejamento nada funciona

Cobrado pela imprensa e pela população por não cumprir metas e compromissos de campanha em áreas como habitação, saúde, educação, entre outras, o prefeito Fernando Haddad usa e abusa do marketing das ciclovias para desviar a atenção de um dos grandes problemas de seu governo: a incapacidade de planejamento, algo evidente na construção da malha cicloviária da cidade.


Do ano passado para cá a prefeitura, sem critérios e projetos discutidos previamente com moradores e comerciantes, implantou 238 km de ciclovias e ciclofaixas, sendo que a meta é atingir 400 km. E quando o assunto em questão é segurança no trânsito, essa grande extensão de espaços – segregados ou não – reservados aos ciclistas já pode ser ignorada pelos motoristas, em particular os taxistas que, por dever de ofício passam o dia circulando com seus carros pelas ruas da cidade.


Deficientes em sinalização e outros itens de segurança, como condição do asfalto, muitas das ciclovias se apresentam como verdadeiras armadilhas tanto para os usuários quanto para os motoristas.


Mas mesmo que nossas ciclovias tivessem sido concebidas com traçados corretos e seguros, sobraria outro grande problema não abordado pela gestão municipal: a falta de campanhas educativas  nos meios de comunicação, de modo a criar bases para a consolidação de uma cultura de uso e respeito a esse novo sistema de mobilidade urbana.


As duas mortes – do idoso de 78 anos e da criança de 9 anos – ocorridas na semana passada em ciclovias (Zona Leste e Minhocão), expõem claramente essa lacuna.  É preocupante ver a prefeitura estimular o uso de bicicletas sem se preocupar em orientar ciclistas, pedestres e motoristas, além de continuar omissa na realização de melhorias no modal cicloviário.


Mais uma vez vale o apelo para que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) empenhe todos os esforços possíveis em práticas de educação no trânsito, algo que, infelizmente foi deixado de lado pela atual gestão municipal.


Vereador Salomão Pereira (PSDB)
Acompanhe também pelo facebook: salomaopereira-vereador

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 26 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital