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Só dois projetos, de autoria do vereador Salomão, podem por fim ao UBER em SP

PLS 150/2015 e 243/2015 não deixam brechas para a operação ilegal do Uber


O prefeito Fernando Haddad ainda não sancionou o projeto de Lei 349/2014, aprovado na Câmara Municipal, que proíbe o transporte remunerado de pessoas em veículos particulares cadastrados através de aplicativos. Já no Rio de Janeiro o prefeito Eduardo Paes sancionou uma lei proibindo o aplicativo UBER em carros particulares. Agora, caso a empresa tenha interesse em continuar existindo, terá que liberar sua plataforma para os taxistas.


Em São Paulo o vereador Salomão Pereira apresentou dois Projetos de Lei que podem, definitivamente, encerrar as atividades da empresa Uber: os PLS 150/2015 e 243/2015. O PL 150/2015 multa em R$ 28 mil os estabelecimentos comerciais que aceitarem carros particulares realizando o transporte de passageiros em suas dependências.


Já o PL 243/2015 pune a empresa de aplicativo com multa de R$ 50 mil para cada carro particular. Esse projeto também regulamenta os aplicativos, desde que eles trabalhem com táxis legalizados. Com isso, as empresas serão obrigadas a cadastrar sua tecnologia no DTP (Departamento de Transportes Públicos), passando a operar dentro do sistema de táxi da cidade.

    
Taxista conhece Uber nos EUA e é surpreendido


O presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de Santo André, Odemar Ferreira, viajou para os Estados Unidos recentemente e teve uma experiência desagradável com a UBER. Ele acredita que foi explorado.


Ao sair de um centro comercial Odemar utilizou um táxi regular para voltar ao hotel em que estava hospedado, e pagou US$ 8 pela corrida. Porém, percebeu que havia esquecido a nota fiscal do produto adquirido, e solicitou um táxi para retornar ao centro comercial.


Devido à demora do táxi em chegar ao local Odemar aceitou que um veículo da Uber o conduzisse ao centro comercial. Sua surpresa veio no momento de pagar a corrida: o motorista lhe cobrou US$ 35, com a justificativa de que seu carro era luxuoso. No retorno ao hotel, Odemar utilizou um táxi regular, e pagou novamente US$ 8 dólares.


“Não podemos aceitar carro particular fazendo serviço de táxi. Os passageiros que utilizam um veículo Uber estão correndo riscos e, o mínimo que pode acontecer é a exploração no momento do pagamento”, afirmou o vereador Salomão.


Salomão, através de seu departamento jurídico, descobriu que o responsável pela empresa Uber no Brasil chama-se Sérgio Picolo e que, além da Uber, possui mais oito empresas recém criadas em seu nome. Além disso, na cidade do Rio de Janeiro a empresa Uber do Brasil Tecnologia já tem protestos em cartórios. Por isso, o vereador solicitou uma audiência com o prefeito Fernando Haddad para deixá-lo ciente dos fatos.


“No meu trabalho como vereador respeito toda minha história de vida, e o relacionamento fiel e transparente que sempre mantive com a categoria taxista. Na Câmara podem contar com o meu apoio. Posso dizer, com segurança, que essa categoria nunca teve um representante político que defendesse seus interesses”, finalizou o vereador.

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