Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Multas de trânsito não poderão custear CET, segundo a justiça

Juiz decidiu que os valores arrecadados não poderão ser usados para pagar salários dos funcionários da CET


O juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi, da 5ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, decidiu que o dinheiro arrecadado com multas na capital não pode ser usado pela Prefeitura para custear a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A administração do Prefeito Fernando Haddad afirmou que gestões anteriores usavam essa verba da mesma forma. Ainda cabe recurso da decisão.


Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) os valores das multas devem ser usados exclusivamente nas ações de sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.


Por outro lado o mesmo juiz considerou correto a aplicação do dinheiro das multas para a construção de terminais de ônibus e de ciclovias. Segundo o magistrado essas obras visam melhorar a fluidez e segurança do trânsito.


A ação também pedia o ressarcimento de R$ 617 milhões aos cofres públicos, além do bloqueio dos bens do prefeito e secretários municipais. Para o magistrado, porém, ainda não há provas de que houve má fé por parte da administração municipal, e não concedeu o pedido.


O caso teve início com uma ação do Tribunal de Contas do Município (TCM), que após estudo afirmou que a destinação dos valores arrecadados com multas na capital paulista estava sendo investido em despesas operacionais da CET. Com isso, o Ministério Público ingressou na justiça, e conseguiu uma decisão favorável.


Um dos promotores do caso, Marcelo Milani, afirmou que a decisão do juiz Bedendi é uma vitória para a cidade. Em 2014 a Prefeitura arrecadou quase R$ 900 milhões com as multas aplicadas aos motoristas de São Paulo. Não se sabe exatamente quanto desses recursos foi usado na CET.


Posição da Prefeitura


O prefeito Fernando Haddad afirmou que não há o menor sentido na ação, e disse que a postura do MP afronta o Plano Nacional de Mobilidade Urbana. Já Jilmar Tatto, Secretário de Transportes, disse que o dinheiro arrecadado com multas é usado de uma maneira segura, e que há melhoria na fluidez e diminuição dos acidentes e mortes na cidade.


Segundo a atual administração o uso do dinheiro das multas para a manutenção da CET sempre ocorreu em gestões anteriores. O promotor Marcelo Milani confirmou a informação, e disse que há indícios dessas irregularidades desde 2010. Segundo ele, investigações serão feitas, mas devido à prescrição de cinco anos, talvez não haja punição para os ex prefeitos e secretários.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 30 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital