Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Vereador Salomão participa do Comitê Civil Contra a Dengue

Objetivo é unir forças com outras entidades para combater o mosquito aedes aegypti

 

A Câmara Municipal de São Paulo realizou, em 23 de fevereiro, a reunião do Comitê Civil Contra a Dengue. O Comitê existe há 14 anos, mas agora passou oficialmente a integrar a agenda dos vereadores paulistas.


Juntamente com outros vereadores, sindicalistas, entidades religiosas, representantes do exército, da prefeitura e membros da sociedade, o vereador Salomão Pereira defendeu a iniciativa. “Cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das casas. Precisamos mobilizar toda a sociedade para mudar essa realidade”, afirmou.


Entre as ações previstas do Comitê estão a confecção de material informativo e campanhas de esclarecimento sobre o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Os vereadores, como representantes do povo, estarão à frente dessa luta que é de todos”, afirmou Salomão. O vereador já confeccionou 160 mil panfletos explicativos, que estão sendo distribuídos por toda a cidade.


No final do ano passado foi aprovada uma lei, de iniciativa do Legislativo, que permite a entrada de agentes da Prefeitura em imóveis vazios para verificar focos de aedes aegypti. Atualmente está em discussão a aplicação de multas para as pessoas que reincidirem em manter criadouros em suas residências, sem a prevenção necessária.   


Previna-se contra a dengue, zika e chikungunya:


O ciclo de vida do aedes aegypti, em clima quente, é de 7 dias. Por isso, inclua em sua rotina semanal a verificação de possíveis focos do mosquito.


Pratinhos de plantas: o ideal eliminar todos os pratinhos que ficam embaixo dos vasos de plantas. Outra alternativa é colocar areia até a borda do pratinho, e completar essa areia semanalmente para que a água não tenha onde empoçar.

    
Caixa d´água: Nunca deixe as caixas d´água sem tampas, ou com tampas com rachaduras e frestas. Caso a tampa não encaixe direito, é imprescindível o uso de telas, que podem ser adquiridas em lojas de materiais de construção e devem ser colocadas embaixo da tampa.


Se forem notadas larvas dentro da água é necessário esvaziar toda a caixa d´água e esfregar as paredes do recipiente com bucha e sabão. Esse processo é importante porque os ovos do mosquito ficam de um ano a 450 dias no seco, e voltam a se desenvolver ao encontrar água.


Vasilhas dos animais de estimação: não basta apenas trocar a água do recipiente do animal; é necessário realizar uma limpeza na vasilha, no mínimo duas vezes por semana, para evitar a proliferação do mosquito. Com uma bucha e sabão, esfregue toda a superfície para que os ovos do aedes aegypti não fiquem grudados.


Geladeira: alguns modelos de geladeira acumulam água na parte de trás, em uma bandeja. É necessário retirar o recipiente, lavá-lo em água corrente esfregando com bucha e sabão, secar e repetir esse processo semanalmente. Não basta retirar a água da bandeja e coloca-la de volta na geladeira: os ovos do mosquito ficam grudados, e se transformam em larvas em contato com a água.


Além disso:


Deixe as garrafas e outros recipientes que podem acumular água em locais fechados e virados.
Mantenha as calhas sempre limpas.
Guarde os pneus em locais cobertos.
Mantenha a lixeira fechada.
Não deixe água acumulada sobre a laje.
Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão uma vez por semana.
Faça a manutenção de piscinas ou fontes utilizando os produtos químicos apropriados.
Se o ralo não for de abrir e fechar, coloque uma tela fina para impedir o acesso do mosquito à água.
Coloque areia dentro de todos os cacos de vidros nos muros.
Não deixe água acumulada em folhas secas e tampas de garrafas.
Os vasos sanitários fora de uso ou de uso eventual devem ser tampados e verificados semanalmente.
Limpe sempre a bandeja do ar-condicionado para evitar o acúmulo de água.
Lonas usadas para cobrir objetos ou entulhos devem ser bem esticadas para evitar poças-d’água.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 24 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital