Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Categoria Luxo se mobiliza contra tarifa única dos táxis

Abaixo assinado foi realizado solicitando a revogação do decreto
    
Táxi Luxo FM773Os taxistas da categoria Luxo foram surpreendidos pela medida da Prefeitura que unificou o valor das tarifas de todos os táxis. Edison Vitalino e Ricardo Bispo, taxistas bilíngues que atendem um público diferenciado, afirmam que não há como manter os táxis luxos rodando com o valor da corrida equivalente ao comum, e já entregaram à entidade representativa da categoria um abaixo assinado solicitando a revogação do decreto.


A categoria luxo possui carros de alto padrão, muitas vezes blindados, e oferece serviços diferenciados, como city tours, indicação de roteiros gastronômicos, wi-fi, entre outras comodidades. Seus passageiros, 90% estrangeiros que vêm a São Paulo a negócios ou lazer, são pessoas que não se importam em pagar um valor diferenciado pela corrida, desde que recebam um bom atendimento.


“Nosso serviço não encontra concorrentes nem com outras categorias de táxi e nem com aplicativos como o Uber. A maior parte de nossos passageiros são pessoas que se sentem seguras conosco, ou ainda indicações de outros clientes. Por isso, gostaríamos de saber os critérios que levaram a Prefeitura a diminuir o valor de nossas corridas”, afirmou Edison.


Ricardo Bispo afirma que o valor pago frente ao que o táxi luxo oferece ao passageiro se tornou irrisório, e vários clientes, principalmente estrangeiros, estão oferecendo gorjetas para tentar compensar o taxista. “Nós estamos sobrevivendo de esmolas. Muitos passageiros esclarecidos nos dão gorjeta porque entendem o valor do que oferecemos, mas outros querem apenas usufruir das comodidades do táxi luxo, e com isso tiramos inclusive o trabalho dos táxis comuns, sem querer”.


Os taxistas contam que estão sendo mais requisitados por passageiros que antes usavam os táxis comuns, e agora exigem ser atendidos por carros luxuosos. “O ponto do táxi comum do hotel em que trabalhamos está parado, enquanto que nossos carros não param. Mas, não é isso que queremos, porque todos precisam trabalhar. A Prefeitura, com esse decreto, prejudicou não só a nossa categoria, mas os colegas do táxi comum também, que agora são nossos concorrentes”, lembrou Ricardo.


De acordo com Ricardo e Edison a tarifa atual não cobre os custos do serviço e a manutenção do carro, e a categoria irá acabar a curto prazo se não ocorrer mudanças. “Na verdade nós estamos desempregados. Eu estou fazendo um curso para tentar outra profissão, porque se a tarifa não voltar ao que era antes não será possível continuar”, afirmou Edison. Já Ricardo diz que irá insistir mais um tempo, com a esperança de que a Prefeitura revogue o decreto e devolva a tarifa anterior, que já estava defasada, para a categoria luxo.


Opinião do vereador Salomão Pereira


O táxi luxo sempre contou com uma tarifa diferenciada, e de repente a Prefeitura mudou isso. No fim de agosto um assaltante atirou duas vezes em um táxi com os vidros blindados, mas nada aconteceu com quem estava dentro do carro. Esse tipo de segurança somente o táxi luxo oferece.


Toda a categoria pode contar com o meu apoio para as mudanças necessárias no decorrer do próximo ano, já que do Prefeito Fernando Haddad e de seu Secretário de Transportes não adianta revindicar nada em favor do taxista. Eu não faço teatro para aparecer na mídia, mas trabalho.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 20 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital