Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Câmera no táxi é mais segurança para os taxistas

Em todas as edições da Folha do Motorista noticiamos casos de taxistas que foram vítimas de crimes. São assaltos à mão armada, seqüestros e também assassinatos dos profissionais da praça, que muitas vezes ficam impunes por falta de identificação do criminoso. Os taxistas não tinham como frear a violência de que eram vítimas constantemente.

 

CâmerasO sistema de câmeras nos táxis foi criado para dar mais segurança e inibir a ação de criminosos. Caso um “passageiro” mal intencionado entre no táxi, ele logo visualizará o selo com o aviso: “este veículo está sendo monitorado com registro de imagem para uma central”, e certamente desistirá do crime.

 

A taxista Vanilde Rodrigues Soares, que está na praça há 38 anos, foi a primeira a instalar o sistema de segurança em seu táxi. Ela lembra que hoje as câmeras estão presentes no comércio, em vias públicas, ônibus, trens e diversos outros locais. “Graças ao trabalho do Salomão Pereira as câmeras estão levando segurança também para os táxis. Temos que procurar uma forma de inibir a ação dos criminosos. Não podemos ser vítimas passivas da violência”, alertou Vanilde.

 

Inúmeros crimes acontecem diariamente com os taxistas, e os criminosos não podem ser identificados previamente, apenas pela aparência. Vanilde nos conta que já foi assaltada por pessoas acima de qualquer suspeita. “Fui seqüestrada por dois homens aparentando 45 anos, grisalhos, vestidos com roupas sociais e com sacola da Mont Blanc. Não desconfiei de nada quando eles entraram no meu carro”, relata.

 

Há dois meses com a câmara instalada no táxi, Vanilde afirma que se sente muito mais segura. “Assim que o passageiro entra no táxi e visualiza o selo informando que o veículo está sendo monitorado com registro de imagem para uma central, eu noto uma mudança de comportamento. Talvez até já fui salva de algum assalto pela câmera e não fiquei sabendo”, conta a taxista.

 

Alguns passageiros perguntam para Vanilde porque um smartphone está no pára-brisa. Ao saber que se trata de um sistema de monitoramento por imagens, todos aprovam a iniciativa, e sugerem que a frota de táxi da cidade inteira deveria ter câmeras. “Sei que existem vários taxistas que já instalaram a câmera em seus carros, e isso traz mais segurança para toda a classe. Afinal, quando os bandidos souberem que existe esse sistema nos táxis, não verão mais o taxista como uma presa fácil para seus crimes”, disse Vanilde.
As imagens gravadas pelo smartphone são enviadas para uma central de monitoramento, fora do país. Vanilde afirma que a qualidade das imagens é total, e que mesmo no escuro há nitidez. “Já vi várias imagens gravadas no meu táxi, e são perfeitas. Eu começo o meu dia de trabalho às três horas da madrugada, e mesmo no escuro as imagens são nítidas”.

 

O idealizador do projeto, Salomão Pereira, diz que as imagens que ficam armazenadas na central são captadas praticamente em tempo real. “Se o passageiro entrar no carro na China, em menos de cinco segundos temos a imagem em nosso terminal”. A câmera inibe o criminoso, mas caso o crime ocorra, certamente quem o cometeu será identificado.

 

Cada taxista que instalar o sistema de segurança por câmera em seu carro terá um cadastro, com nome e placa do veículo. Assim é possível visualizar todos os passageiros que utilizarão o táxi diariamente, a data e o horário. Até um objeto esquecido no banco traseiro do táxi poderá ser documentado.

 

Como funciona a câmera

 

Um smartphone é colocado em um suporte, próximo ao pára-brisa do veículo. As imagens começam a ser gravadas quando o passageiro entra no táxi, e ficam armazenadas em uma central.

 

O aparelho smartphone é fornecido em comodato, e o taxista irá assinar um contrato de responsabilidade com a operadora de celular, a Coopetasp e a empresa que criou o software.

 

O custo para a instalação do equipamento é R$ 250, e pode ser parcelado. A mensalidade, que é o valor para a manutenção de todo o sistema e o armazenamento de imagens, é de R$ 110.

 

Os taxistas interessados devem entrar em contato com a Coopetasp: Telefone 2081-1015 / E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 50 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital