Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Congestionamentos causam prejuízos econômicos

Estimativa é que perdas cheguem a 3% do PIB de cidades ou regiões metropolitanas

 

As filas intermináveis de carros pelas ruas de São Paulo e de todas as grandes cidades brasileiras têm uma explicação lógica: a frota de veículos no país mais que duplicou em dez anos. E a migração de público do transporte coletivo para o privado aparece nas estatísticas do setor. Conforme o presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Otávio Vieira da Cunha Filho, na década de 60, 15% das pessoas usavam o transporte privado. Hoje o índice está em 50%.

 

CongestionamentosO problema é que, nas ruas, cada carro pode ocupar uma área de até 50 m² se está circulando a uma velocidade média de 30km/h. E quanto mais carros maior é a área ocupada e menor a velocidade dos veículos que já estão em circulação. Aí estão formados os engarrafamentos, que geram tanta perda de tempo, desperdício energético e poluição, elevando até mesmo o custo do transporte.
Uma compilação de dados feita pelo Instituto Movimento, a partir de levantamentos que avaliam principalmente a questão do impacto da perda de tempo, aponta que os custos dos congestionamentos giram em torno de 1 a 3% do PIB da cidade ou região metropolitana estudada. Nas grandes aglomerações urbanas brasileiras, o valor pode chegar a R$ 10 bilhões.

 

A alternativa imediata para resolver os problemas de mobilidade é melhorar a qualidade e as opções de deslocamento. Esta é a principal diretriz de um grupo que debate o assunto desde as manifestações que tomaram conta do país em junho, e que deve finalizar uma série de propostas até outubro. Entre as providências indicadas estão melhorias nos pontos de ônibus (com indicação das linhas e horários), qualificação do serviço prestado e criação de faixas e corredores exclusivos para os coletivos, a fim de garantir que os veículos percorram as distâncias com maior velocidade.

 

As diretrizes que estão sendo fixadas por este grupo, formado por representantes do poder público, empresas, entidades e sociedade civil devem orientar a aplicação de cinqüenta bilhões de reais anunciados pela presidente Dilma Rousseff para mobilidade urbana.

 

Agência CNT de Notícias

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 30 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital