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À noite a visibilidade diminui e os riscos de atropelamentos aumentam

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 270 mil pedestres perdem a vida por ano, em todo o mundo, vítimas de atropelamentos (o que representa 22% do total das vítimas fatais de trânsito). Ver e ser visto é a lição mais importante para a segurança no trânsito. “O pedestre deve estar atento para ver o veículo e vice-versa. É a melhor forma de prevenir atropelamentos”, aponta o especialista em trânsito da Perkons, empresa especializada em tecnologia para segurança e gestão integrada de tráfego, Luiz Gustavo de Oliveira Campos.

 

Faixas de pedestresComo consta no artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, os pedestres são mais frágeis e, por isso, devem ser respeitados e observados com atenção. Campos avalia que onde existem pontos críticos, com elevados índices de atropelamentos e comportamentos de risco, normalmente há carência de investimentos em ações que aumentem a segurança dos pedestres e melhorem a educação. Além disso, a dificuldade de fiscalização e punição do pedestre, como prevê o CTB, não fecha o tripé educação, engenharia e fiscalização.

 

“Um aspecto que impacta na visibilidade do pedestre é a ausência de iluminação na via e vestir roupas escuras. Caminhar ao escurecer e à noite aumenta a possibilidade de atropelamentos. As travessias iluminadas, implantadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, são uma solução simples e barata que aumentam a segurança”, explica o especialista em trânsito.

 

Faixas iluminadas

 

 

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), dos 26.932 acidentes registrados no ano passado, 7.348 foram atropelamentos, com mais de 500 vítimas fatais. Os dados apontam uma média de 19 atropelamentos por dia e um pedestre morto a cada 14 horas.

 

O maior número de acidentes aconteceu entre 19h e 5h. Do total de mortes de pedestres, 300 foram registradas neste período. Neste horário, os motoristas têm 18% menos visibilidade do que durante o dia.

 

No projeto de implantação de iluminação de faixas de travessia, segundo a CET, a principal meta foi a de iluminar o pedestre no ângulo de visão do motorista. Desta forma, foi desenvolvido um refletor especial, com o objetivo canalizar toda a iluminação somente sobre a faixa, chamando mais a atenção do motorista.

 

Além disso, o feixe de luz direcionado induz o pedestre a atravessar corretamente e o respeito por parte do motorista em não parar sobre a faixa. O resultado, desde o primeiro modelo implantado em São Paulo, em 1996, é de 90% de satisfação dos pedestres, que afirmaram se sentir mais seguros ao atravessar a via.

 

Evite atropelamentos seguindo as dicas da CET

 

Quando estiver dirigindo, você deve:
• Reduzir a velocidade ao se aproximar de um cruzamento.
• Acionar a seta com antecedência antes de fazer uma conversão.
• Dar prioridade ao pedestre que iniciou a travessia na faixa.
• Parar assim que as pessoas começarem a atravessar a faixa de pedestres.
• Parar sempre no sinal vermelho, quando houver semáforo.
• Esperar o pedestre terminar de passar mesmo com o sinal abrindo.
• Respeitar a velocidade permitida na via.
• Prestar muita atenção com os passageiros nos corredores, terminais e pontos de ônibus.

 

Quando estiver andando, você deve:
• Atravessar sempre na faixa de pedestre.
• Nunca atravessar com o sinal fechado para você.
• Sempre que for atravessar olhar com cuidado para os dois lados.

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