Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Câmeras nos táxis de São Paulo: segurança e tecnologia

Salomão Pereira, como vereador suplente que sempre defendeu os taxistas e editor da Folha do Motorista, o jornal de maior credibilidade da categoria, ouviu de inúmeros taxistas e suas famílias episódios de violência nos táxis.

 

Pensando em oferecer uma segurança que o Poder Público e os representantes da classe não são capazes de proporcionar, decidiu projetar, juntamente com uma empresa de tecnologia e uma operadora de celulares, um sistema de segurança para os táxis através de câmeras.

 

Hoje as câmeras nos táxis já são uma realidade em São Paulo, e os taxistas que as utilizam aprovam e se sentem mais tranqüilos ao desempenhar suas funções.

 

Vanilde Rodrigues Soares foi a primeira taxista a instalar a câmera, e está satisfeita com o sistema. “Temos que priorizar a nossa segurança. Caso o bandido perceba o adesivo informando sobre o monitoramento, ele irá se inibir e não cometerá o crime. Mas, se algo acontecer, a foto será passada para a polícia, que certamente fará a identificação do assaltante. Agora me sinto muito mais segura em trabalhar na praça, porque sei que a imagem do passageiro está registrada”.

 

Vários taxistas desistem da profissão pela insegurança que ronda as ruas. Antonio Carlos Paiva Maniçoba, que também possui a câmera em seu carro, já foi assaltado inúmeras vezes, e viu no sistema de segurança uma forma de continuar na praça. “Há um tempo pensei seriamente em deixar a profissão, por receio de assaltos. Mas agora decidi que vou continuar por mais um tempo, por causa da câmera de segurança que coloquei no meu táxi”.

 

Entenda como funciona o sistema de segurança por câmeras

 

Um smartphone é colocado em um suporte, próximo ao pára-brisa do veículo. As imagens começam a ser gravadas quando o passageiro entra no táxi, e ficam armazenadas em uma central, fora do país.

 

Os táxis possuem um adesivo informando que o veículo está sendo monitorado, com registro de imagens. As gravações só poderão ser acessadas pelo proprietário do veículo ou por autoridade policial, mediante solicitação e autorização expressa.

 

Mesmo que o veículo seja roubado juntamente com o aparelho smartphone, os criminosos serão identificados, pois suas imagens já estarão armazenadas na central. O sistema inibe a ação do criminoso e protege o taxista, já que o resgate das imagens não é acessível pelo veículo ou pelo celular.

 

O aparelho smartphone é fornecido em comodato, e o taxista irá assinar um contrato de responsabilidade com a operadora de celular, a Coopetasp e a empresa que criou o software.

O custo para a instalação do equipamento é R$ 250, e pode ser parcelado. A mensalidade, que é o valor para a manutenção de todo o sistema e o armazenamento de imagens, é de R$ 110.


Câmeras nos táxis ajudam a proteger os taxistas em diversos locais do mundo (Fazer em um Box e colocar uma foto de táxi de Londres)

 

O sistema de câmeras nos táxis, idealizado por Salomão Pereira, foi criado para dar mais segurança e inibir a ação de criminosos. Em diversas partes do mundo, porém, essa tecnologia já é uma realidade, e os táxis são equipados com câmeras para a proteção dos taxistas.

 

Na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, todos os 13.000 táxis são equipados com câmeras. A maior operadora de táxis do Japão, a KM Holdings Co., está finalizando o processo de instalação de câmeras em todos os seus veículos. E em Londres, na Inglaterra, que em recente pesquisa foi eleita como a cidade com o melhor sistema de táxis do mundo, os veículos possuem um aviso informando sobre o monitoramento de imagens.

 

Várias cidades do Brasil propõem o uso de câmeras nos táxis

 

Pensando na segurança do taxista, diversas cidades brasileiras também estão discutindo a instalação de câmeras em seus táxis.

 

O vereador Juliano Borguetti, de Curitiba (PR), apresentou Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores instituindo a instalação de câmeras na frota de táxis da cidade. Segundo ele, a idéia é que os criminosos sejam intimidados. Além disso, as imagens podem auxiliar a polícia na identificação de suspeitos.

 

“Na maioria dos casos, não há a devida punição dos infratores pelos obstáculos na produção de provas. A filmagem resolve isto, contribuindo para o fim da impunidade”, declarou o vereador Borgueti. Assim como o sistema de câmeras de Salomão Pereira, em Curitiba os veículos também teriam um selo informando sobre a filmagem. O projeto está em tramitação.

 

No Distrito Federal um projeto da Secretaria de Estado de Transporte promete instalar câmeras de segurança e um botão do pânico nos táxis, até a Copa do Mundo de 2014.

 

Já o vereador Kiko Girardi, de Caxias do Sul, RS, quer tornar obrigatório o uso de câmeras de segurança em todos os táxis da cidade. O projeto de lei já foi protocolado na Câmara.

Câmera de segurança no táxi: qual o valor da sua vida?

 

Entre em contato com a Coopetasp:
Telefone 2081-1015 / E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Câmeras

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 30 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital