Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Estudo recomenda que táxis não circulem pelos corredores em SP

O estudo encomendado em 02 de outubro pela Secretaria de Transportes de São Paulo sobre o impacto dos táxis nos corredores de ônibus, inicialmente previsto para ser concluído em 15 dias, foi entregue em 11 de dezembro para o Ministério Público Estadual. A Promotoria, que já demonstrou ser contra a circulação dos táxis nos corredores, deverá recomendar à prefeitura o fim da permissão concedida aos taxistas.


O Secretário Municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, afirmou que os táxis atrapalham o deslocamento dos ônibus nos corredores. “Nós fizemos três simulações diferentes no relatório, uma da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), uma da SPTrans (São Paulo Transporte) e a outra, de uma empresa que faz isso. Então, é um relatório bastante criterioso”.


O mapeamento traçou a quantidade de ônibus, linhas e passageiros nos corredores, além do número médio de táxis que os utilizam. O estudo indicou que os táxis limitam a velocidade dos coletivos a 6 km/h, que três de cada quatro táxis usam o corredor e que menos de 1% dos passageiros transportados no corredor utilizam táxis.


O estudo também sugere que os carros particulares sejam banidos dos corredores. Hoje, os automóveis podem circular nessas vias das 23h às 4h todos os dias da semana, aos sábados após as 15h e aos domingos e feriados em qualquer horário. Há em São Paulo nove corredores exclusivos, totalizando 101 km de vias.


Decisão sobre os táxis nos corredores ainda não foi tomada


Já em relação a transitar pelas faixas à direita, outra solicitação da categoria, o secretário foi enfático em afirmar que não concederá a permissão para os taxistas. “Nós precisamos da faixa exclusiva de ônibus só para os ônibus porque vamos fazer a operação controlada, para que o usuário saiba exatamente o horário em que o ônibus vai passar. E a via precisa estar desobstruída, se não, não é possível controlar o ônibus por GPS”, afirmou.


Em entrevista a uma rádio, o promotor de Habitação e Urbanismo responsável por pedir o levantamento à Prefeitura, Mauricio Antonio Ribeiro Lopes, disse que a prioridade deve ser do transporte coletivo. “O táxi para mim é um meio de transporte individual de passageiros. Táxi não é a prioridade. Se der para compatibilizar em determinados corredores e horários, não tenho nada contra. O que não quero é deslocar o foco da prioridade, que é o transporte público de passageiros”.


No dia 17 de dezembro haverá uma reunião entre o promotor Mauricio Antonio Ribeiro Lopes e o Secretário de Transportes para discutir a questão. A tendência é que os táxis serão proibidos de circular nos corredores de ônibus, adiantou o Secretário.


Salomão Pereira solicitou à Secretaria de Transportes a inclusão de representantes da categoria na comissão de estudos


Salomão Pereira, presidente da Associação dos Coordenadores e Permissionários em Pontos de Táxi de São Paulo, enviou ofício à Secretaria de Transportes solicitando a inclusão de representantes dos taxistas na comissão, que analisou o impacto dos táxis nos corredores. A Secretaria não se manifestou, e as decisões foram tomadas sem a presença de representantes da categoria.


Os taxistas correm o risco de perder um direito adquirido na gestão do ex-prefeito José Serra. A justificativa de que os táxis atrapalham os ônibus nos corredores não procede, já que os táxis não realizam o embarque e desembarque de passageiros nessas vias.


“Os taxistas tiveram a oportunidade de ter um representante na Câmara Municipal para defender seus direitos, mas decidiram pela divisão de votos”, lembrou Salomão Pereira. Salomão recebeu nas últimas eleições 23.174 votos, e o candidato indicado pelo sindicato, sem ter a mínima chance de se eleger, recebeu 5.000 votos. Com mais 3.500 votos Salomão seria eleito, e com certeza estaria à frente dos interesses da classe no Legislativo e Executivo.


Seis vereadores de São Paulo são contra a exclusividade dos ônibus, e apresentaram projetos para permitir a circulação de outros veículos em faixas e corredores:


Vereadora Sandra Tadeu


Quer autorizar que veículos com três ou mais passageiros circulem nas faixas exclusivas. Projeto passou em quatro comissões e será votado em 2014.


Vereador Atílio Francisco


Propõe que carros de corretores de imóveis trafeguem pelos corredores. Passou em quatro comissões e será votado em 2014.


Vereador Covas Neto


Projeto quer autorizar a circulação de qualquer veículo pelas faixas exclusivas fora do horário do rodízio (das 10h às 17h e após as 20h).


Vereador Conte Lopes


Prevê a circulação pelas faixas de veículos que sejam guiados ou transportem deficientes físicos.


Vereador Jair Tatto


O projeto quer que os veículos do Serviço Funerário Municipal sejam liberados para circular nos corredores de ônibus. Já passou em quatro comissões na Câmara.

Vereador Eduardo Tuma


Libera os táxis nas faixas e corredores. Foi aprovado na Comissão de Justiça.
Fonte: Diário de São Paulo

 

Corredor de ônibus

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 61 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital