Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Taxistas têm que provar que não atrapalham os ônibus nos corredores

O promotor de Habitação e Urbanismo, Maurício Antonio Ribeiro Lopes, disse que aguardará a elaboração de um estudo técnico pelos taxistas antes de tomar a decisão de proibir a circulação de táxis nos corredores de ônibus.


Em uma audiência pública no dia 24 de janeiro o promotor afirmou que os taxistas precisavam provar que contrataram uma empresa para realizar estudos sobre o impacto dos táxis nessas vias.


Os representantes da categoria não apresentaram a prova solicitada pelo promotor, mas o Ministério Público voltou atrás e deu prazo até o dia 28 de fevereiro para que o estudo completo seja entregue.


Ribeiro Lopes afirmou que irá comparar o estudo realizado pela prefeitura com o dos taxistas, e só depois tomará uma decisão. Segundo ele, os taxistas precisam demonstrar que não há impacto na circulação dos ônibus com a presença dos táxis. Caso contrário, o MP irá pedir à justiça a proibição dos táxis nessas vias.


Entenda a polêmica dos táxis
nos corredores de ônibus


O Ministério Público, através do promotor de Habitação e Urbanismo, Maurício Antonio Ribeiro Lopes, enviou à Secretaria de Transportes um ofício solicitando a elaboração de estudos técnicos relacionados aos corredores e faixas exclusivas. Em 45 dias foram feitos três estudos: CET, SPTrans e empresa independente.


Segundo o Secretário de Transportes Jilmar Tatto, as principais constatações foram que, nos corredores, apenas 1% dos usuários utilizam táxis. Além disso, os táxis nos corredores diminuem em 25% a velocidade dos ônibus.


Para o estudo foram nomeados seis membros, do DSV, DTP, SPTrans (2 membros), CET e SMT, mas nenhum representante dos taxistas foi consultado. Questionado sobre a ausência da categoria nas discussões, Jilmar Tatto propôs que outro estudo fosse realizado pelos taxistas para ser discutido tecnicamente.


Diante da polêmica, a Prefeitura decidiu ouvir o Conselho Municipal de Trânsito e o Conselho da Cidade antes de qualquer decisão. Segundo Tatto a Prefeitura irá discutir com todos os envolvidos e decidir o que é melhor para a cidade. Mas, ele adiantou que a Secretaria de Transportes já formou uma opinião, embasada na questão técnica.


“A circulação de táxis nos corredores diminui a velocidade do ônibus. E o corredor de ônibus deve ser exclusivo para os coletivos”, reiterou. Rebouças, Ibirapuera e Nove de Julho são os corredores com maior circulação de táxis em São Paulo, segundo a Secretaria de Transportes. O prazo para a circulação dos táxis nos corredores de ônibus é válido até 31 de setembro deste ano.

 

Corredores

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 44 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital